terça-feira, 5 de julho de 2011

(4°) Vídeo-aula 2 - Fórum escolar de Ética e Cidadania


4°Módulo – Vídeo-aula 2: Fórum escolar de Ética e Cidadania

O Prof°Ulisses Araújo iniciou essa vídeo-aula dizendo que é essencial a constituição em cada escola de um fórum escolar de Ética e de Cidadania/Fórum escolar de Educação Comunitária. E que isso é um espaço para que se promova a articulação entre escola e comunidade.
O Fórum tem como papel fundamental articular os diversos segmentos da comunidade,  escolar e não escolar, que se disponham a atuar no desenvolvimento de ações mobilizadoras em torno das práticas de ética, democracia e cidadania no convívio escolar focando de forma específica quatro eixos de atuação: ética, convivência democrática, direitos humanos e inclusão social.
Como pressupõe a estrutura de um fórum, sua composição deve ser a mais aberta possível. Podem e devem participar: professores, estudantes, funcionários, diretores, famílias, membros da comunidade, membros de conselhos, do posto de saúde, líderes comunitários, etc...
Possíveis atribuições do Fórum:
-Definição de sua política geral de funcionamento, organização e mobilização dos diversos segmentos da comunidade escolar. Por exemplo: qual o papel da família, das ONGs, etc...
-Proposição dos temas, dos projetos interdisciplinares e transversais. Por exemplo: define-se o tema que irá pautar os demais projetos no mês/bimestre/semestre.
-Preparação dos recursos materiais para o desenvolvimento dos projetos. Por exemplo: o desemprego – desenvolve-se ações junto à paróquia, à escola, às famílias para que se atenue o problema
-Formulação de cronograma local de desenvolvimento das ações
-Avaliação permanente das ações em desenvolvimento.
Com isso se faz a formação ética e cidadã da comunidade colocando as pessoas para dialogarem.
Formas de atuação:
-Junto à direção da escola e aos membros da comunidade para garantir os espaços e tempos necessários ao desenvolvimento dos projetos.
-Buscando garantir recursos que permitam a aquisição de materiais necessários para o desenvolvimento dos projetos.
-Interagindo com especialistas em educação, pesquisadores, que possam contribuir com o melhor desenvolvimento das ações planejadas.
-Articulando parcerias com outros órgãos e instituições governamentais e não governamentais (ONGs) que possam apoiar as ações do projeto e a criação de propostas que promovam seu enriquecimento.
E o Prof°Ulisses trouxe a aplicação disso tudo numa escola da Zona Norte, e enfatizou: “esse Fórum serve para pautar o currículo, levantando os projetos que serão desenvolvidos, tanto os projetos de conteúdos da escola, quanto os projetos que vão mobilizar a comunidade, para resolver problemas de desemprego e para atenuar problemas de discriminação, etc..., envolvendo os alunos em todas as etapas.”

Como sugestão:
-Programa de Ética e Cidadania elaborado pelo Prof°Ulisses e outros autores e distribuído nas escola públicas. O material pedagógico do programa pode ser solicitado pela escola: Secretaria de Educação Básica do MEC –Esplanada dos Ministérios bloco L - 4°andar sala 419.

-Vídeo youtube: Heliópolis – Bairro Educador.

                                                   Márcia Maria dos Santos Solha
                                                               Julho/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário