domingo, 10 de julho de 2011

CONSIDERAÇÕES SOBRE O 4°MÓDULO:

O  blog FLOR ESSÊNCIA foi criado com o objetivo de postar os trabalhos realizados no Curso de Especialização: Ética, Valores e Saúde na Escola da Universidade de São Paulo.

Esse 4°módulo, que se iniciou dia 02 de maio e se encerrou dia  30 de junho, teve como temas: Saúde e Educação, que foram apresentados em  duas disciplinas, com 28 vídeo-aulas, além da tutoria de projetos, que é uma atividade presencial ocorrida uma vez por semana.
As duas disciplinas, desse 4°módulo, foram:
-Educação Comunitária e para a Cidadania -14 vídeo-aulas.
-Epilepsia: Perspectiva psicossocial e a interação com a sociedade -14 vídeo-aulas.

Esse é o último módulo desse curso, sendo que no próximo semestre cada aluno(a) se dedicará à sua monografia.

As 111 vídeo-aulas presentes nesse blog, estão distribuídas em quatro módulos: 27 no primeiro e 28 nos outros, isto é, no segundo, terceiro e quarto módulos, e  teceram esse curso com “fios de ouro”, me possibilitando muitas reflexões, conhecimentos e aprendizado.

Agradeço a cada professor(a) que, através de sua aula, contribuiu efetivamente para o meu aprimoramento,  o meu crescimento pessoal e profissional.

Em especial agradeço ao Prof°Ulisses Araujo, mentor e coordenador do curso, pela sua brilhante articulação para que esse projeto se tornasse realidade. E também às professoras tutoras, que acompanharam os projetos de pesquisa (realizamos 4 em grupo,1 por módulo):
Prof° Juliana Rodrigues – que considero a “Madrinha” do EVS, imprimindo no curso um tom, um sabor, um ritmo, regendo tantos instrumentos, vozes, de forma intensa e harmoniosa.
Prof° Kenya Paula Gonsalves da Silva
Prof° Angela Esteves Modesto
As três professoras: Juliana, Kenya e Angela, agregaram pela excelência, entusiasmo, compromisso, acolhimento e ternura. E através delas e com elas pudemos vivenciar o que aprendemos na teoria.

Participar desse curso foi muito significativo para mim pela proposta, conteúdo, filosofia, metodologia, pessoas  e, também, especialmente, por ser na Universidade de São Paulo – USP LESTE,  pela excelente qualidade de ensino e pela proximidade maior com a comunidade e os problemas existentes.

Faço aqui minha homenagem à Anísio Teixeira, Paulo Freire e Darcy Ribeiro a quem fiz menção na minha redação para o concurso desse curso e  hoje, no término dessa etapa,  quero reiterar  meu respeito, admiração e reverência à pessoa, à obra e ao legado de cada um deles. Vale ressaltar que, hoje, estamos nos beneficiando dos frutos das sementes plantadas, regadas e cuidadas por eles.
Que nós, educadores, possamos dar continuidade às buscas, lutas,  pela realização da tão sonhada e necessária  Educação de qualidade para todos e todas.

Á você, que lerá esse blog, espero que lhe seja muito proveitoso, como foi para mim.
Desejo-lhe Florescência, FLOR ESSÊNCIA.
                                                                         
                                                                      Márcia Maria dos Santos Solha
                                                                                      Julho/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário