2°Módulo – Vídeo-aula 5: Educação e Ética
“A cortesia é o primeiro passo para a ética”
Nélida Pinõn
Nélida Pinõn
“A cortesia melhora a autoestima da pessoa a quem ela foi dirigida e, dessa maneira, torna as relações sociais menos tensas”
...”Hoje o que entendemos como a ideia central da civilidade é justamente o respeito pelos outros. Os bons modos mostram a nosso próximo que temos estima por ele”.
Renato Janine Ribeiro – (Prof.de Ética e Filosofia Política da USP)
Essa segunda citação encontra-se numa reportagem da revista Veja, de 4 de novembro de 2009, intitulada “Pequeno Manual da Civilidade – as pequenas vantagens de virtudes grandemente subestimadas, analisadas por quem entende tudo do assunto, desde sempre.” E esse manual aborda as virtudes da civilidade: honra; integridade; boas maneiras; tolerância; autocontrole; respeito; honestidade; contenção verbal; pedir desculpas; decoro.
Destacarei um pequeno trecho:
“O termo civilidade vem da palavra civitas, que quer dizer cidade. Tem civilidade, portanto, aquele que sabe viver em sociedade, um sistema refinado ao longo dos tempos.”
...”Tudo o que disseram, porém, sobre a necessidade de convenções sociais para promover a boa convivência e administrar conflitos permanece de urgente contemporaneidade.”
...”Por isso emergem leis necessárias, entre as quais que os homens cumpram os pactos que celebrarem.”
E também uma citação de Piero Massimo Forni – que é mencionado como um dos maiores especialistas mundiais no estudo da civilidade:
...”O stress é causado em grande parte por relacionamentos humanos mal resolvidos. Se melhorarmos a capacidade de nos relacionar, teremos menos brigas, menos stress e, consequentemente, menos processos e pessoas doentes.”
E outra, de Roberto Romano (Prof.de Ética e Filosofia da UNICAMP):
...“ Viver em sociedade implica abrir mão de certas selvagerias para obter a proteção social que vem da vida em conjunto.”
E o texto continua:
“ Nesse contexto, a má educação, a ganância desmedida, a negligência ao outro, são todos fatores de desagregação social.”
E sobre tolerância:
“De todas as virtudes do campo da civilidade, a Tolerância é a que mais exige autoaprendizagem.”
E Bolívar Lamounier (cientista político) complementa: “ Tolerância tem a ver com comportamentos diferentes daqueles que valorizamos e pelos quais temos repugnância. Exercê-la é importante não só para a convivência social como para a sanidade mental.”
Achei importante começar o comentário dessa vídeo-aula com essas citações, que apesar de virem de uma revista a qual tenho muitas críticas, fazem parte de uma reportagem sobre um tema importantíssimo e tratado por profissionais renomados.
Além disso, o que eu destaquei, e citei acima, está alinhado ao que a Prof° Carlota Boto trouxe nessa vídeo-aula e trabalharei o que foi exposto em 12 tópicos:
Ela inicia dizendo que abordará a ética na educação escolar, nas interações que ocorrem entre todas as pessoas ali envolvidas.
1°-Ela coloca a escolarização como uma travessia entre a família e a vida social, preparando o jovem para a vida pública.
2°-Fala sobre a liberdade e a autoridade na relação professor-aluno e que é necessário ambas. A criança é regida por regras exteriores e progressivamente vai incorporando e construindo suas próprias regras, para daí ganhar autonomia da moral. E comenta que a ética se estabelece pelo exemplo, modelo. E também pelo que se é trabalhado, o conteúdo, pois queiramos ou não, trabalhamos com valores. E que existem valores generosos e valores perversos. E temos que ter em vista a formação do cidadão portador de direitos e deveres.
E apresenta outros aspectos:
3°-Do ponto de vista epistemológico as palavras Ética (grego/ethos) e Moral (latim/ mores) são sinônimos e significam costumes.
Na Grécia clássica, mundo da antiguidade, a ética e a política eram fontes de virtudes públicas voltadas ao bem comum , esse era o homem livre. A vida privada ficava para 2°plano.
4°-Hoje muitas vezes utilizamos:
Ética: comportamento escolhido, aquilo que supõe adesão voluntária a um conjunto de regras de ação que se considera justo.
Moral: supõe formas de agir coletivas, sociais, externas, recomendadas e elaboradas pela própria sociedade.
Do ponto de vista de significado podemos falar em ética ou moral e ambos tratam dos desafios, escolhas e relações de justiça e a necessidade de se colocar no lugar do outro.
Porém seguindo as definições acima utilizadas atualmente : A Ética supõe modos de agir em relação ao outro.
5°-É necessário construir na escola a vida digna que é semelhante a vida boa (composta da vida do bem (ação correta) e vida feliz)
Ética é hábito, é uma dimensão do conhecimento, do saber que implica a ação. Ela é sempre construída como um hábito que parte de exemplos e ações.
6°-E quanto aos casos de alunos que desafiam o professor, fala da importância da busca da excelência moral, que ao invés dos excessos e da falta, visa e pratica o meio termo, a ação sensata.
7°-Sobre os desafios da escola está o de preparar para a democracia, e isto implica lidar com a formação do comportamento que se espera na sociedade, e que tem a ver com a construção de normas coletivas, de viver de forma a não ferir o outro.
8°-Face à criança, o educador se coloca como representante de todos os adultos do mundo. E ele é a primeira grande referência e daí a responsabilidade que temos ao lidar com isso, trabalhando as novas gerações na construção desse patamar de civilidade.
9°-Trabalhar a ética com os alunos passa pelo professor discutir com eles os seus critérios. E estabelecer um acordo/contrato pedagógico onde a classe se sinta partícipe e as regras sejam elaboradas conjuntamente.
10°A escola ensina além da cultura letrada. Existe um currículo oculto voltado à formação de atitudes. E para isso é fundamental a adesão dos alunos a uma regra considerada razoável, e não simplesmente a obediência. A autoridade não se consolida pela obediência.
Nos últimos 100 anos a infância ganhou um lugar de respeito, assim como a adolescência.
11°A família e a escola concorrem com inúmeros outros universos de formação: mídia, internet, etc...
E para finalizar a Prof° Carlota enfatiza:
12° “A relação de empatia não é uma relação óbvia, ela precisa ser construída através de atitudes de tolerância: confiança na racionalidade, na razoabilidade e no direito do outro: Respeito e Solidariedade. Somente assim poderemos estabelecer uma relação de produção de uma cultura escolar que venha a ser progressista, fraterna e que os autores tem relacionado à Ética da justiça e Ética do cuidado”.
“Ser cidadão, no sentido mais pleno, supõe desenvolver atitudes, assumir padrões de comportamento e adquirir hábitos que favoreçam o bom convívio. Implica que suas ações sejam pautadas pela ética do cuidado, do zelo pelo bem comum – aquele contínuo estado de alerta, de observação cuidadosa, em relação à segurança, à dignidade e ao bem-estar do outro, que impele a agir sempre de modo a respeitá-lo e a colocar-se de seu lado e defende-lo, quando alguém não o fizer”.
"GENTILEZA GERA GENTILEZA" José Datrino
"GENTILEZA GERA GENTILEZA" José Datrino
Márcia Maria dos Santos Solha
Novembro/2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário