3º MÓDULO – Vídeo-aula 17: O professor e a cidade educadora
A Prof° Rosa Iavelberg nos falou da importância de decodificar o que a gente vê e que a paisagem é datada e suas usualidades formam o nosso olhar. Daí que o professor pode utilizar os equipamentos e obras de arte presentes no espaço público com o objetivo de expandir o universo cultural dos estudantes. Assim, também, o conceito de tombamento pode ser aprendido. E a visita aos lugares e obras podem ser reais ou virtuais, devendo haver um planejamento anterior à ida, um roteiro para o momento em que isso acontecerá, e uma discussão/reflexão depois do ocorrido.
E comentou: “conhecer os espaços públicos com olhos para ver e saberes para interpretar o traçado urbano, a arquitetura, os monumentos e as obras de arte.
O aluno aprende a ver o entorno público e o freqüenta informado sobre seus conteúdos, que não são revelados pela simples observação e isso desde a Educação Infantil.”
Finalizou dizendo: “ensinar sobre a arte presente na rua é valorizar a arte no cotidiano das pessoas e no espaço público.”
Márcia Maria dos Santos Solha
Maio 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário