3º MÓDULO – Vídeo-aula 19 – O todo pela parte: a questão do estigma
...”Achar no escuro o rumo” (“ A primeira vez que entendi” -Affonso Romano de Sant’Anna)
A Prof° Ticiana Roriz leu a poesia da qual eu apenas citei, acima, o trecho que ela deu ênfase: “ Pode parecer muito nebuloso, mas se a gente acreditar que tem o rumo, mesmo no escuro, nós vamos conseguir enxergar aquela criança para além da sua deficiência”.
Ela iniciou sua apresentação com uma linda história infantil: “Pedro e Tina – uma amizade muito especial” de Stephen Michael King.
Usou como referência o livro “Estigma” de Goffman que coloca:
“Estigma: situação do indivíduo que está inabilitado para aceitação social plena”.
“Um indivíduo que poderia ter sido facilmente recebido na relação social, possui um traço que pode se impor à atenção e afastar aqueles que ele encontra, destruindo a possibilidade de atenção para outros atributos seus”.
“O que é preciso é uma linguagem de relações e não de atributos”.
“Um atributo que estigmatiza alguém pode confirmar a normalidade de outrem, ele não é em sim mesmo, nem honroso e nem desonroso”.
Finaliza dizendo: “o principal para lidarmos com o estigma é trazermos para a questão relacional. E é preciso quebrar com as nossas certezas, certeza que ela não vai aprender, e enxergar a criança que está ali, para além da sua deficiência. É um grande passo no dia a dia do professor.”
Márcia Maria dos Santos Solha
Maio 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário