3º MÓDULO – Vídeo-aula 8: Contradições de valores na escola: entrelaçados da história com a história da educação e da educação especial
A Prof° Kátia Amorim comenta que o processo de inclusão não é recente , não é uma imposição, mas sim uma reivindicação de uma população imensa que, há anos , há décadas, há séculos, vem reivindicando uma posição, um direito à educação.
Fez uma retrospectiva histórica no Brasil e no mundo apresentando os avanços que se foram ocorrendo na Educação e na Educação Especial, culminando com a Declaração de Salamanca (ONU/UNESCO – Espanha 1994) que coloca a equalização de oportunidades para pessoas com deficiência.
Essa Declaração determina que a Escola seja para todos (crianças, jovens, adultos, incluindo pessoas com necessidades especiais), independente de suas diferenças ou dificuldades individuais.
E fala do que muda com a Declaração de Salamanca: “a Declaração não propõe um reforma técnica, mas uma busca de compromisso e disposição pela mudança de paradigma na educação, no exercício dos Direitos Humanos. E isso leva o Brasil a uma série de resoluções, diretrizes, construção de políticas para pessoas com necessidades especiais.”
Márcia Maria dos Santos Solha
Maio 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário