3º MÓDULO – Vídeo-aula 22: O professor leitor
“Escrevo um livro para ver se me livro” Adélia Prado
“Porque existem analfabetos para as entrelinhas” Guimarães Rosa
“A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos fazer criar um sistema pessoal de convicções”.
Com essas duas frases e essa citação o Prof°Gabriel Perissé apresentou essa vídeo-aula enfatizando:
“Toda leitura é um aprendizado à distância: uma forma de aproximação com diversas realidades. E podemos dizer que todo aprendizado é leitura – lê-se o mundo como dizia Paulo Freire.
Leitura é abrir-se para a realidade. O professor é uma espécie de livro – abertura de horizontes para o aluno. Daí que o professor tem que ser leitor. Porém o professor não tem hábito de leitura. E é fundamental que ele saiba ler nas linhas, nas entrelinhas para interpretar os livros, a própria vida, os alunos.
E ressaltou: “ na leitura generosa, na leitura das entrelinhas nós podemos captar o sentido não evidente das realidades. E os professores tem que ser leitores das entrelinhas.”
Comentou, também, sobre leitura variada: “é nesse encontro com diferentes temas, questões, que nosso repertório se amplia, nosso vocabulário fica mais rico e nos tornamos pessoas mais interessantes.
E que a formação de leitores implica na abertura para conhecer pequenas e grandes histórias, que estão no livro e no mundo “.
Márcia Maria dos Santos Solha
Maio 2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário