quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

(2°) Vídeo-aula 25 - Práticas de cidadania


2°Módulo – Vídeo-aula 25: Práticas de Cidadania

“Pois aqui está a minha vida
Pronta para ser usada.
Vida que não se guarda,
Nem se esquiva, assustada.
Vida sempre à serviço da vida.
Para servir ao que vale a pena
E o preço do amor”
                                                                                   Thiago de Mello

A Prof°Patrícia Junqueira Grandino nos falou sobre o desenvolvimento e elaboração de projetos de atenção direta à comunidade.

E o referencial adotado é a perspectiva psicossocial sobre a realidade social:
-A realidade é construída historicamente.
-O sujeito humano é sujeito histórico, portanto é produtor dessa realidade e, também, é determinado pela realidade social.
-Aquisição de conhecimento = acúmulo histórico e produção de sentido.

A perspectiva construcionista da abordagem psicossocial considera que são as representações sociais que orientam as ações de todas as pessoas. É preciso compreendê-las, bem como compreender o sentido pessoal que cada um atribui às experiências, caso se objetive interferir nas ações.

Portanto, caso queiramos efetuar uma intervenção junto à  diferentes comunidades, desenvolvendo projetos educativos ou de promoção de saúde, é preciso estabelecer uma interlocução constante, parcerias  com pessoas que lá vivem, que objetivem a regulação das relações e a aproximação de saberes (científico e popular), evitando, assim, a discrepância de sentido e a resistência.

Tendo esses pressupostos como base podemos definir as Etapas para a Elaboração de Projetos de Atenção Direta com vista à promoção de saúde, projetos sócio-educativos e que usem o reconhecimento e a efetivação da cidadania humana.
1-Reconhecimento, caracterização e contextualização do campo onde o projeto quer ser desenvolvido.
2-Estabelecimento de parcerias com comunidades alvo e seus representantes: conhecer a dinâmica da comunidade, e essa relação de parceria deve ser simétrica e horizontal.
3-Levantamento conjunto das demandas a serem atendidas: questões fundantes e verdadeiras causas daquele problema que a comunidade apresenta.
4-Problematização das demandas e definição dos temas propostos: alcançar as razões de fundo geradoras dos problemas que a comunidade apresenta.

Etapas para a Elaboração de projetos de Atenção Direta:

1-    Objetivos (que se pretende ser atingidos).
2-     Definição do público alvo (deriva dessa investigação o diagnóstico importante que deve ser realizado no início do programa).
3-    Metodologia e estratégia de intervenção (traçar as melhores estratégias que possam ser elencadas para se atender os objetivos propostos. A metodologia, a estratégia é o procedimento escolhido para atingir, atender os objetivos, e não o contrário).
4-    Resultados esperados (o que se pretende alcançar, para depois poder avaliar os efeitos, o impacto e a continuidade de um projeto).
5-    Cronograma (ele organiza e possibilita um planejamento mais efetivo das ações desse projeto; baliza a seqüência das etapas que deverão ser cumpridas; e evita a dispersão).

                          
Importante reflexão e ferramenta apresentadas para a elaboração de projetos junto à comunidade com nossos alunos.
Elas trazem efetivamente a vivência do exercício da cidadania, tão necessários para a formação do aluno, e possibilitam que ele se perceba como sujeito histórico e, portanto, agente de transformação.

                                           Márcia Maria dos Santos Solha
                                                       dezembro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário