domingo, 19 de dezembro de 2010

CONSIDERAÇÕES PARA O 2° MÓDULO

Como eu já havia escrito anteriormente, o  blog FLOR ESSÊNCIA foi criado com o objetivo de postar os trabalhos realizados no Curso de Especialização: Ética, Valores e Saúde na Escola da Universidade de São Paulo.
Esse 2°módulo, que se iniciou dia 11 de outubro e se encerrou dia 11 de dezembro, teve como temas: Saúde e Educação, que foram apresentados em  duas disciplinas, com 28 vídeo-aulas, além da tutoria de projetos, que é uma atividade presencial ocorrida uma vez por semana.

As duas disciplinas, desse 2°módulo, foram:
-Educação e Construção de Valores: -14 vídeo-aulas.
-Saúde na Escola: -14 vídeo-aulas.

Esse trabalho, que você lerá, é fruto de reflexão, síntese, elaboração das video-aulas assistidas, dos textos indicados e lidos, e da pesquisa e leitura de autores para complementar a apresentação.
Foi um trabalho intenso, profundo, amplo... e que, por isso, resultou para mim em aprendizado, crescimento e satisfação.

E como diz Virginia Mae Axline:
"Parece haver uma força poderosa dentro de cada indivíduo que luta continuamente para uma completa autorealização. Esta força pode ser caracterizada como uma corrida para a maturidade, independência e autodireção. Tal corrida vai inexoravelmente alcançar a consumação, mas necessita de "bom terreno" para que se desenvolva uma estrutura bem equilibrada.
Como uma planta precisa de sol, chuva e terreno rico e bom para atingir seu crescimento máximo, assim também  o indivíduo, para atingir a satisfação direta desse impulso de crescimento, necessita de condições favoráveis para ser ele mesmo; da completa aceitação de si - tanto por ele mesmo quanto pelos outros - e atingir a dignidade, direito nato de todo ser humano.
Crescimento é um processo de mudança em espiral - relativo e dinâmico.
...Tudo está constantemente mudando, desenvolvendo-se, intercambiando-se, e assumindo vários graus de importância para o indivíduo à luz da reorganização e integração de suas atitudes, pensamentos e sentimentos.
...Foi essa flexibilidade, observável na personalidade e no comportamneto, que abriu a porta para que se admitisse o elemento de esperança e uma maneira positiva de considerar os indivíduos que desde o início pareciam derrotados. Quando o indivíduo toma consciência do papel que pode desempenhar na direção de sua própria vida, e quando aceita a responsabilidade que acompanha a liberdade dessa autoridade - é aí que está capacitado a fixar seu curso de ação com mais determinação e perfeição".

Com essa compreensão e visão, que possamos cuidar do nosso ser como uma planta única, portanto, rara e que necessita de cuidados diários para se desenvolver...
E com essa consciência e experiência, que  possamos ser cuidadores de plantas únicas, raras, que são nossos alunos, estimulando-os, através do nosso exemplo e das nossas práticas em sala de aula e na escola, a também serem cuidadores de si, da sociedade em que vivem e do planeta em que habitam:
Refletindo, aprendendo e buscando fazer a diferença e  acender luzes onde quer que estejam.

Termino desejando-lhes Florescência, FLOR ESSÊNCIA
                                                                         
                                                                      Márcia Maria dos Santos Solha
                                                                                      dezembro/2010


2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. olá professora! como vai? meu nome é Philipe Fechio fui seu aluno do técnico em edificações na GV no começo de 2010. hoje sou estudante de Psicologia e essa escolha teve incentivo em uma conversa com a senhora. parabéns pelo seu trabalho! por favor, me deixe seu endereço de e-mail por comentário privado.
    até mais, beijo.

    ResponderExcluir