quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

(2°) Vídeo-aula 27 - Stress e ansiedade na infância e adolescência


                                      

"Tudo é uma questão de manter:
a   mente  quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo !
A toda hora , a todo momento, de dentro pra fora  e de fora pra dentro.
A toda hora, a todo momento, de dentro pra fora e de fora pra dentro.             Walter Franco
                                                                 
                                                                                                
 
2°Módulo – Vídeo-aula 27: Stress e ansiedade na infância e adolescência

“O estresse tem acompanhado o ser humano em toda a sua história. Se nossos antepassados não o sofressem, certamente ainda moraríamos em cavernas e não teríamos nenhum dos recursos que enriquecem a nossa vida moderna.
Mal gerenciado, entretanto, pode ser causador de doenças e sofrimento.

É preciso e possível enfrentar o estresse diário de forma saudável e eficiente, minimizando seus efeitos destrutivos e otimizando seus aspectos construtivos, incorporando novas atitudes e conceitos ao seu estilo de vida, num processo  em busca de uma melhor qualidade de vida”.
                                                                       Dr.Tabajara Dias de Andrade

A palavra stress ou estresse significa aperto ou opressão.
É uma exigência sobre as capacidades de adaptação da mente e do corpo. Com freqüência é um motivador para um desempenho máximo. É necessário limitar os efeitos prejudiciais.
Portanto o estress pode ser bom ou mau; existe inúmeros fatores estressores.
O que o aciona, não são apenas os acontecimentos, mas, principalmente, nossa interpretação desses acontecimentos e reação à eles.
Portanto alterar a maneira de compreender o que se passa conosco e os fatos que nos atingem, e buscar ter uma ação mais adequada e efetiva, é o caminho para administrarmos, gerenciarmos o estresse e promovermos saúde e  qualidade de vida, e  também, prevenirmos doenças.

Pois se sabe que se a exigência sobre a pessoa estiver acima da sua capacidade, ela poderá se sentir supertensa e até oprimida e isso ser um fator desencadeante de stress.
Porém, se a exigência estiver muito abaixo da sua capacidade, ela se sentirá entediada e desestimulada.

O que causa o estresse ?
Um estressor (estímulo desencadeante) + a reação (interpretação mental / avaliação cognitiva)
Um estressor é um estímulo com potencial de ativar a resposta de luta-fuga que acontece no nível do Sistema Nervoso Autônomo (não a desejamos conscientemente). O perigo é quando acionamos frequentemente ou cronificamos, permanecendo em estado de alerta quando o corpo começa a sentir os seus efeitos.

A Prof.Paula iniciou a vídeo-aula nos falando que há muitos estímulos, de todos os cantos do planeta entrando em nossas casas, em nossa vida.
O mundo de hoje: mais modernidade, mais tecnologia, mais pressão, mais cobranças, mais agitação, mais competitividade e menos cooperação, menos espírito de equipe, menos solidariedade.

E nos lançou as seguintes reflexões:
Como orientar nossos alunos, principalmente, as crianças e os adolescentes, para que tirem o melhor de suas capacidades e sejam felizes ?
Como ajuda-los a não se tornarem crianças, adolescentes ou adultos ansiosos e estressados ?
Qual o papel da escola nesta área ?

Ansiedade:
Características biológicas e psicológicas que antecedem momentos de perigo (real ou imaginário), marcada por sensações corporais, sensação de vazio no estômago, taquicardia, sudorese, medo intenso, aperto no peito, rubor, calafrios, confusão, “nó” na garganta, etc...
A ansiedade nem sempre é ruim, pois é uma energia que move a gente.
O problema é quando a ansiedade é demasiada e impeça que a pessoa viva outras coisas.

Stress infantil: há fatores internos e externos
Depende da interpretação do que acontece e do nível de desenvolvimento emocional (da estrutura emocional), para lidar com os estímulos externos que podem ser desencadeantes do stress.
Existem crianças praticamente invulneráveis às tensões da vida,  e outras são muito sensíveis. A maneira como a criança lida com seu stress e a sua ansiedade vai determinar sua resistência às tensões da vida adulta.
Vai da vulnerabilidade de cada um ,e eu acrescento, além disso, da sua resiliência.

Quando não tratado pode trazer conseqüências como: asma, úlceras, alergias, distúrbios dermatológicos, diarréia, tiques nervosos, dores abdominais, resistência reduzida (vulnerabilidade à outras doenças), hipertensão arterial, obesidade e bronquite.
Depressão; pânico; fobia.

E a Prof°Paula enfatiza a importância do papel do professor nesse processo, e que isso se dá através da melhoria da sua relação com o aluno em sala de aula.
Ressalta que o professor é modelo.

E finaliza dizendo:
“A ansiedade e o stress infantil não se manifestam isoladamente. É preciso promover  a saúde da criança e do adolescente para que consigam enfrentar as mudanças que ocorrem em suas vidas, minimizando as conseqüências do stress e da ansiedade. O objetivo é um desenvolvimento mais saudável na escola, em casa, no esporte, no lazer”.
                                                    
                                              Márcia Maria dos Santos Solha
                                                         dezembro/2010

Vídeos sobre:
Stress na adolescência
Stress na infância

Nenhum comentário:

Postar um comentário