quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vídeo-aula 14: Projetos



Vídeo aula 14: Projetos

“A capacidade de projetar pode ser identificada como uma característica verdadeiramente humana. Somente o homem é capaz não só de projetar como também de viver sua própria vida como um projeto.  A idéia de projetar distingue a ação humana da atividade do animal irracional.”
      Do livro: “A escola mudou. Que mude a formação de professores”

“Ao mesmo tempo que o projeto é o momento que integra em seu interior a subjetividade e a  objetividade, é também o momento que funde num mesmo todo, o futuro previsto e o passado recordado. Através do projeto, se constrói para si um futuro desejado, esperado.
Na sua perspectiva operatória, o projeto não pode ser para um futuro longínquo nem também se limitar a ser muito imediato. Seu carácter parcialmente determinado faz com que ele não seja jamais totalmente realizado, sempre passível de modificações. Segundo Ladrière, citada por Boutinet em uma de suas obras, “ mais do que o plano ou o objetivo, o projeto com sua conotação de globalidade, é destinado a ser integrado numa história, contribuindo para modelizar o passado que é presente nele e prever o futuro.”
 Isto significa que todo projeto, através da identificação de um futuro desejado e dos meios próprios para  faze-lo realidade, se dá num certo horizonte temporal, no interior do qual ele evolui. Mas o projeto não se termina no ambiente onde sua evolução é previsível. Ele diz respeito primeiramente ao autor, que  dá uma perspectiva de um futuro que ele espera. Boutinet define então projeto como uma antecipação operatória, individual ou grupal, de um futuro desejado.”
                                                                  Jean Pierre Boutinet

O Prof° Nilson Machado, nesta vídeo-aula, nos fala que projeto é a atividade de um sujeito decorrente de sua vontade livre, da ação consciente, e que resulta numa criação ou modificação da realidade.  Portanto, a  idéia de projeto está ligada à ação, assim como educação, e é idéia fundamental em transdisciplinaridade, daí sua importância para a escola.
E ele ressalta, que desde que o ser humano nasce ele vive para os projetos.

A palavra projeto “pro jactum” significa: jato para a frente.
E os projetos implicam, envolvem: metas/objetivos; futuro/antecipação da ação; abertura/risco/criação; ação do sujeito/coação.
É a prefiguração de uma ação que você pretende realizar
Há projetos pessoais e coletivos. E quem projeta é quem realiza, pois não é possível viver a vida pelo outro.

E o Prof°Nilson nos cita que “projetos são como rios: a montante (a cabeceira) e a jusante (a foz para onde vão). A cabeceira é o alimento do projeto: sonhos, ilusões, utopias, esperança. E a foz, para onde vão, é a parte operacional dos projetos: planejamento, avaliação, trajetórias.

E acrescenta que projetos estão intimamente ligados à valores pois:
 “Há metas que valem e há metas que não valem.
Há metas que valem mais, há metas que valem menos.
Há o que deve ser cultivado e o que deve ser combatido.
Há o que deve ser conservado e o que deve ser transformado.
Nisto há duas dimensões, duas ações educativas : conservação e transformação.
E esses objetivos vão além dos objetivos das disciplinas, daí a transdisciplinaridade.

E como diz Paul Ricoeur:
A cultura também é aquilo que desadapta o homem, que o mantém a postos para o aberto, o longiquo, o outro, o todo. É função das “humanidades”, da história, e mais que tudo, da filosofia, contrabater a “objetivação” pela “reflexão”, compensar a adaptação do homem operário a um trabalho finito, pela interrogação do homem crítico sobre sua condição humana em conjunto e pelo canto do homem poético.  A educação, no sentido forte da expressão, não é talvez senão o justo, mas difícil equilíbrio entre a exigência de objetivação - isto é, de adaptação – e a exigência de reflexão e de desadaptação; é o tenso equilíbrio que mantém de pé o homem”.


                                             Márcia Maria dos Santos Solha
                                                           Setembro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário