quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Vídeo-aula 15: Ritmos biológicos: sono-vigília



Vídeo-aula 15: Ritmos biológicos: sono-vigília

“As pessoas precisam, em média, de oito horas de sono por noite para que, além do descanso físico e mental, o corpo realize vários processos metabólicos”, disse Lia Bittencourt, presidente da Sociedade Brasileira do Sono e professora de Medicina e Biologia do sono da UNIFESP, em abril de 2006, numa entrevista para um periódico.
Portanto dormir é um processo orgânico vital.

O Prof°Li Li Min nesta vídeo-aula comentou que 1/3 de nossas vidas passamos desacordados e nos mostrou para que serve esse período.
Disse que o cérebro libera hormônios conforme o horário do dia, e há o efeito direto da luz solar. Há também influência da luz artificial e do computador, e comenta: “ toda a luminosidade das cidades e o computador tem alterado a liberação de hormônios.”

E o que acontece nos diferentes estágios do sono ?
São 5 estágios :
O estágio 1- Não REM. O sono é  leve.
Os estágios 2, 3 e 4 – Não REM. O sono está mais profundo.
Os primeiros 4 estágios- Não REM são uma fase reparadora do nosso organismo, isto é, reparar as células que sofreram durante a vigília.
O 5° é o estágio REM: atonia, só movimentação da musculação ocular. Nesta fase a atividade cerebral é intensa, é como se a pessoa estivesse acordada e neste momento o conhecimento, a aprendizagem estão sendo sedimentados.
A palavra REM é uma abreviação de uma palavra em inglês que significa: movimento rápido dos olhos.

O estudo do sono pode ser feito através da polissonografia e o aparelho é o polissonógrafo ou o eletroencefalograma, onde é registrada a atividade elétrica cerebral.

Os distúrbios do sono nas crianças ou parasonia ocorrem na fase Não REM:
-Despertares confusionais: crianças menores de 5 anos/ choro não consolável
-Terror noturno: A partir de 5 anos de idade.
-Sonambulismo: 1 a 5% da população
-Pesadelos

O Prof°Li enfatiza a importância de uma boa noite de sono (8horas), pois  é fundamental para a sidementar o conhecimento, a aprendizagem adquirida no dia. Além disso, já vimos em outras vídeo-aulas, que a atenção, fundamental para a aprendizagem e memória, ficam muito comprometidas quando não dormimos o necessário.

E ele também ressalta a importância das 8 horas de lazer (8h-sono; 8h-trabalho e 8h-lazer) e nos faz essa indagação:
Você está tendo essas 8 horas de lazer ?  E comenta o quanto isso é difícil na vida moderna, porém fundamental para o desenvolvimento mais pleno e harmonioso nosso e dos nossos alunos.

                               Márcia Maria dos Santos Solha
                                          Setembro/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário