sábado, 7 de maio de 2011

(3°) Vídeo-aula 10 - A relação entre professor e aluno

3º MÓDULO – Vídeo-aula 10: A relação entre professor e aluno
O Prof. Gabriel Perissé para falar de encontro utilizou conceitos como experiências reversíveis, bidirecionais e âmbito, realidade ambital,  da obra de Alfonso López Quintás - “Descobrir a grandeza da vida: introdução à pedagogia do encontro”.
E disse-nos que não há relação humana autêntica se não houver direção bidirecional e que o encontro ocorre quando dois âmbitos se entrelaçam. E que quanto mais eu transformo objetos que eu convivo em âmbitos e quanto mais âmbitos eu produzir em minha existência, mais criativo eu serei e mais harmonizado com a realidade.
E enfatizou que a sala de aula não é um lugar qualquer. Transformamos uma sala vazia numa sala de aula quando mediante o encontro, criamos um âmbito, um espaço em que as liberdades não entram em choque, mas se tornam ocasião para o diálogo e outras experiências criativas. E que ninguém sozinho faz um âmbito. Professores e alunos se transformam em seres ambitais conscientemente, porque querem estabelecer encontro através de uma experiência bidirecional entre si e também com outras realidades: livros, slides. E assim a sala de aula passa  a ser realmente um lugar de encontro com o conhecimento.
Estabelecer relação de encontro implica em respeito, cortesia, aceitação do outro, tolerância. Ao mesmo tempo o outro também exercita suas virtudes em busca de valores humanos.
E finalizou dizendo que quando essa relação ambital se estabelece na sala de aula, todos se sentem energizados, convidados a conhecer mais, a crescer mais.
                                       Márcia Maria dos Santos Solha
                                                  Maio 2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário