sábado, 7 de maio de 2011

(3°) Vídeo-aula 20 - A complexidade no estudo dos processos de desenvolvimento humano


3º MÓDULO – Vídeo-aula 20: A complexidade no estudo dos processos de desenvolvimento humano
A Prof° Kátia Amorim abordou o tema desenvolvimento humano, e fez as seguintes considerações:
Para poder considerar o desenvolvimento de uma criança, tenho que entende-la num conjunto amplo, que vai além dela e inclui sistemas biológicos, psicológicos, sociais e culturais”.
“O desenvolvimento é tanto biológico como cultural e a criança precisa de um mediador que vai trazer elementos da cultura, de como agir, como falar etc...( pais, amigos, vizinhos, professores, pessoas da Escola).
Essa mediação vai atravessar o desenvolvimento ao longo de todo ciclo vital, nas e por meio das interações estabelecidas entre as pessoas (com várias outras pessoas)em contextos social e culturalmente organizados”.
E mencionou que essas práticas, nesse entrelaçamento de pessoas e significações, que têm concretude no aqui e agora, ao mesmo tempo vão estar delimitando e ampliando possibilidades.
Impulsionadora em determinadas direções e aquisições, ao mesmo tempo em que distancia ou, mesmo, impede ou interdita outras.
E que por princípio é impossível prever/predizer o produto final do comportamento.
Dentre os vários potenciais percursos:
-Alguns não serão percorridos, havendo habilidades e capacidades que não virão a ser adquiridas.
-Existirá aquisições iniciadas, mas perdidas diante de novas situações.
-Haverá percursos que nunca colocados como possibilidades.
E deixou uma reflexão final:
“Se quando eu olho para uma criança eu estou abrindo ou fechando portas..., se estou dando possibilidades para que, na minha relação com ela, potencialidades sejam descobertas e encaminhadas...”
Márcia Maria dos Santos Solha
Maio 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário