sábado, 7 de maio de 2011

(3°) Vídeo-aula 26 - Professor Autor



3º MÓDULO – Vídeo-aula 26: Professor Autor
“O mínimo que se exige é que cada professor elabore com mão própria a matéria que ministra. Tal elaboração será uma síntese barata, se for reprodutiva, mas será criativa, se acolher tonalidade própria reconstrutiva”     Pedro Demo
“Autonomia docente não se conquista sem um estilo de ensinar.  Autonomia docente é uma conquista artística com o nosso próprio estilo e personalidade.”
O Prof° Gabriel Perissé fez uso dessas citações para falar da terceira, e última, dimensão da formação do docente:
1°Dimensão – Leitura: primeiro lemos, interagimos com o texto da vida.
2°Dimensão – Reflexão: num segundo momento, e simultaneamente, refletimos, pensamos, assimilamos.
3°Dimensão – Autoria: logo na sequência estamos criando, co-criando, produzindo, sendo autores.
Voltou a mencionar, como fez nas vídeo-aulas 22 e 25 a citação:
“A experiência da leitura pode questionar, ampliar, revolucionar, aperfeiçoar nossa visão de mundo. E nos faz criar um sistema pessoal de convicções”.
E disse: “quando eu crio um “SPC”, eu crio e tenho que expressar”.
E que a fala , a linguagem estão muito unidas ao pensamento. Estamos sempre falando com os outros ou conosco mesmos.
Ler, pensar significa questionar.
E enfatiza que essa dimensão do professor autor esbarra nessa frase: “manda quem pode, obedece quem tem juízo”. E questiona: SERÁ ?
E diz: “Um profissional da Educação, que não é verdadeiramente autor das suas idéias, das suas ações, e simplesmente obedece (servil), não pode ser propiciador de autonomia. E aí está uma falha tremenda, quando nós dizemos que estamos formando as pessoas para a autonomia, a crítica, e, nós mesmos, não exercitarmos a autonomia, a crítica, e não temos liberdade para tomarmos decisões dentro do âmbito que nos é próprio.”
E complementa: “A autoria está muito ligada ao exercício da liberdade. O criador é livre, cria as próprias regras do seu fazer. Ele cria sintonia, entra em êxtase – produção misteriosa, as próprias cores querem ser pintadas. E isso deve estar presente na sala de aula. Quando o professor está acorrentado,  fatalmente, isso recairá sobre os alunos.”
Ele salienta a importância da participação do docente na web: “cabe ao professor educar a web, porque como qualquer âmbito de convivência, há de tudo, e nosso papel como educadores não é só dar a lição de casa, mas viver a nossa própria lição dentro  de todos os ambientes. Isso nos compromete muito mais. Não somos apenas cumpridores de tarefas, aulistas, temos um papel de liderança na sociedade.”
E encerra reforçando as três ações triviais, e tão necessárias, da formação e da prática docente:
LER; PENSAR; ESCREVER/SER AUTOR
Conclui dizendo: “elas coincidem com a nossa própria existência”.
Márcia Maria dos Santos Solha
Maio 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário