terça-feira, 5 de julho de 2011

(4°) Vídeo-aula 13 - Educação geográfica, estudo da cidade e o uso da cartografia


4°Módulo – Vídeo-aula 13: Educação geográfica – estudo da cidade e o uso da cartografia

“Fazer da cidade um objeto de educação geográfica significa superar a superficialidade conceitual e estabelecer uma relação mais eficaz entre o saber formal e o informal”

 A Prof°Sonia Castellar fez essa citação acima e abordou como tema central a cidade como projeto educativo. E disse: “pensar como num currículo integrado na escola, os professores possam participar de uma forma conjunta num estudo centrado na cidade. Pensar a cidade – é o lócus, é o lugar de vivência dos alunos, das pessoas e reconhece-la, identificá-la, compreende-la.”
Ao pensar no bairro (comparar, associar com outras escolas, outros lugares do mundo) – ideia de pertencimento (diversidade cultural, cidadania, pertencimento, raízes, vizinhança) – que comunidade é essa ? (entorno da escola; organização do território). O bairro nos ajuda a entender a dimensão social, econômica e cultural daquele grupo que pertence aquela escola e aquele lugar. Imagens que vão simbolizando, caracterizando aquele lugar, aquela região e vão se tornando referenciais de valores das crianças.

Não dá para ser uma aula dentro da escola é preciso superar os muros da escola e encontrar outros espaços de organização das aulas: o entorno, museu, parque, casa de cultura, trabalho de campo, ida a uma festa. Isso começa a criar um capital cultural e pode diminuir o conflito via a ideia de cidade educadora: é objeto de educação e é educadora porque tem uma forma de entender, tem conceitos como aquele espaço foi produzido (tramas dessas redes produtivas e sociais).
Aquilo que ele está aprendendo na escola faz sentido quando ele vai para a rua. Cada professor vai dar sua disciplina, mas tem objetos de estudo que podem fazer essa articulação. Característica mais interdisciplinar do currículo.
Com um bom roteiro, um bom olhar : museu do futebol; metrô; trem etc...
Os alunos descobrem que a cidade é mais do que uma decodificação das informações que ela revela na sua  aparência, mas pode-se descobrir a sua estrutura, sua gênese e função e está estruturada a partir de uma lógica. Daí é preciso decodificar e associar essas informações.
Estudar o lugar, estudar a cidade – isso tem que ser feito a partir de um projeto educativo, e é esse o desafio e você vai construir valores não só culturais,mas do ponto de vista da relação com o outro.

A temática urbana:
-Enfoque morfológico: Se no estudo a ênfase for descrição das formas construtivas e visíveis, por exemplo: classificação dos bairros; tipo de edificação; rede de circulação; tipo de estabelecimentos; rede social (escola, hospitais, postos de saúde). Vai mapeando, discutindo a desigualdade social, comparando com outros lugares.
-Enfoque histórico: O ensino se organiza a partir dos relatos da biografia da cidade e da vida de seus habitantes, por exemplo: história de vida; mudanças e permanências; tempo.
-Enfoque ambiental: Quando a problemática for o meio ambiente: análise do meio físico e os impactos das construções; o cidadão como protagonista – será o ensino centrado no conhecimento e exercício dos direitos do cidadão.

E terminou enfatizando a finalidade do estudo da cidade: “Como vivem as pessoas; como funcionam as cidades; as redes de circulação; qualidade de vida; elaboração do plano diretor; análise ambiental, etc...”

                            Márcia Maria dos Santos Solha
                                            Julho/2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário